Tem horas que eu me pego pensando se ainda serei um profissional relevante no futuro, se o que faço hoje ainda será valorizado daqui a alguns anos pela sociedade — e quando digo “alguns anos” me refiro a não mais do que 5 anos somente —, pois a cada dia que passa esse mundo caótico fica cada vez mais acelerado.
O boom das IAs e o perfume da Boticário
Se a evolução exponencial das inteligências artificiais no último ano não te assustou, meu amigo(a) — ou amige —, então meus parabéns, queria ter a serenidade que você tem como pessoa.
Não há como negar que o impacto das IAs nesse último ano causou, e ainda está causando, um certo alvoroço no mercado de trabalho, não se restringindo somente à área de tecnologia e se expandindo para áreas que a gente nem imagina, como por exemplo a perfumaria.
Sim, a Boticário teve a audácia de lançar uma linha de perfumes com fragâncias escolhidas por intermédio de IA.Hollywood contra o ChatGPT (ou pelo menos parte dela)
A popularização do ChatGPT trouxe à tona para nós, meros mortais que não costumam andar pelos corredores das Big Techs, que esse tipo de tecnologia não é mais apenas ficção científica, ela já é realidade e está mudando abruptamente o mundo à nossa volta — inclusive criando ficção.
A greve dos roteiristas de Hollywood, por exemplo, tinha em sua pauta a diminuição do uso do ChatGPT na construção dos roteiros das produções por parte dos grandes estúdios, além, também, de reivindicar a proibição de seus materiais autorais para o treinamento da IA.
Esse tipo de movimento é nitidamente contrário ao advento da tecnologia — ou pelo menos retardatário — e eu imagino que muito provavelmente ainda irão surgir vários outros desse mesmo tipo ao decorrer dos próximos anos — e, claro, eles terão sua razão —, porém, ao meu ver, eles não poderão impedir o avanço predatório dessa tecnologia que a cada dia que passa se demonstra mais voraz e apetitiva.
Como não se tornar um inútil?
Bom, se não podemos parar a evolução assustadora das IAs, o que poderemos fazer então? Eu diria que nos juntemos a ela, ora! E vale ressaltar que devemos fazer isso agora, o mais rápido possível, pois já tem muita gente utilizando IA para tudo. Aqueles que relutam diante do seu uso ou até mesmo a rejeitam estão ficando para trás e muito rapidamente.
Quero dizer que com o passar dos anos — lembre-se, não mais do que 5 anos — muitos profissionais se tornarão inúteis pelo simples fato de não se adaptarem a revolução tecnológica que está acontecendo diante dos nossos olhos nesse exato momento.
Lembre-se, não mais do que 5 anos. Se você não está a par disso é melhor pegar o bonde andando — ou melhor ainda, correndo... porque ele tá acelerando!Acho que nossos avós eram mais felizes
Para aqueles que não gostam de estudar — assim como eu — eu tenho uma péssima notícia: você terá que estudar continuamente de agora em diante se quiser se manter minimamente atualizado e relevante no mercado de trabalho, pois a sua profissão ou área de atuação poderá mudar radicalmente em questão de anos, correndo até mesmo o risco de parar de existir da noite para o dia.
Aquela coisa ancestral que seus avós faziam “se especializar em uma área específica e construir uma carreira de 25 anos em uma única empresa” dificilmente se aplicará a você. Tudo indica que vamos precisar ter mais de uma profissão durante a vida, pois as coisas estão mudando muuuuuito rápido. E acaba que diante disso tudo a gente fica como? Assustados, né?
Ah, ansiedade, sua linda, seja bem-vinda! 💃 🕺
P.S. Esse texto não foi escrito pelo ChatGPT — ou foi? Você nunca saberá.
E aí, o que achou do assunto? Me manda uma DM lá no Instagram e me conta qual é a sua opinião :)